Defesa da Dissertação de Mestrado

8 Junho 2019

No dia 22 de maio de 2019, finalizei a mais importante etapa da minha carreira até o momento: fui aprovado na minha defesa de dissertação de mestrado, intitulada Análise da rede de produtos comprados em conjunto no comércio eletrônico.

A área de estudos de redes complexas fornece ferramentas para analisar redes de variados tipos, como redes biológicas (por exemplo, proteínas associadas a doenças), redes de comunicação, redes sociais (virtuais ou não), redes comerciais, redes políticas, apenas para listar algumas.

Com essas ferramentas, podemos identificar, por exemplo, quem são os principais membros de uma rede política, ou quem são as pessoas mais influentes em uma rede social. Essas mesmas análises são utilizadas em estudos de saúde pública: em um cenário de escassez de vacinas, como decidir quais pessoas vacinar para evitar uma epidemia? O estudo de redes fornece essa resposta.

No meu trabalho, treinei um modelo de aprendizado de máquina capaz de prever o preço de produtos, e um outro modelo capaz de identificar se dois produtos estão, ou não, relacionados.

Dissertação completa: [Dissertação Mestrado - 7630771 - Rafael Santos.pdf](/downloads/Dissertação Mestrado - 7630771 - Rafael Santos.pdf)