Anotações sobre o livro "The Build Trap" de Melissa Perri
4
Agosto
2021
No livro “The Build Trap” a autora e gestora de produto (product manager) Melissa Perri apresenta a diferença entre output e outcome (em tradução livre: produção vs resultado).
Não é o bastante que uma organização seja eficiente em produzir novas funcionalidades para seus produtos (produção). Mais do que isso, essas funcionalidades devem necessariamente gerar valor (resultado) para o negócio e para o cliente.
É uma outra forma de trazer a diferença clássica entre eficiência e eficácia.
Além disso, a autora toca em um assunto de meu interesse: a interseção entre os papéis de Product Manager e UX Designer. Ela mostra que de fato há responsabilidades compartilhadas, o que absolutamente não impede que duas pessoas nesses dois diferentes papéis colaborem.
Outros assuntos abordados:
- Diferença entre Product Manager e Project Manager
- Organizações “orientadas a produto” versus “orientadas a vendas, visionários ou tecnologias”
- Diferença entre Product Manager e Product Owner
- Carreira típica de Product Manager: Associate product manager; Product manager; Senior product manager; Director of product; VP of product; Chief product officer (CPO)
Compartilho abaixo algumas anotações sobre esses tópicos.
Título: The Build Trap
Autora: Melissa Perri
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Índice:
p. 1 a 5 - Depoimentos
p. 8 - Prefácio
p. 13 - Acknowledgments
p. 14 - Part I. The Build Trap
p. 37 - Part II. The Role of The Product Manager
p. 76 - Part III. Strategy
p. 115 - Part IV. Product Management Process
p. 172 - Part V. The Product-Led Organization
p. 199 - Afterword
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Conteúdo principal: p. 14 a 198 (185 páginas)
I. The Build Trap: 23 (12%)
II. The Role of The Product Manager: 39 (21%)
III. Strategy: 39 (21%)
IV. Product Management Process: 57 (31%)
V. The Product-Led Organization: 27 (15%)
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Anotações
p. 14 - Part I. The Build Trap
"Build trap" é a situação em que organizações medem outputs em vez de outcomes
Anedota sobre consultoria na empresa Marquetly, que tinha vários problemas, incluindo migração de pessoas do Marketing para Produto para trabalhar com times de Scrum
VP product com muita pressão, sem tempo pra ser estratégico
Head of sales iludindo clientes
Fogo cruzado
p. 21
Lembrou da histórida da Kodak que falhou em enxergar o que valor significa
Microsoft conseguiu se reinventar com CEO Satya Nadella
p. 22
Visão geral sobre o resto do livro: começa com o papel do PM. Depois, como a estratégia suporta o papel do PM e como os times de produto devem trabalhar para alcançar a estratégia. E por último, como a organização consegue definir políticas, cultura e sistemas de recompensa para fazer tudo funcionar
p. 23 - Chapter 1. The Value Exchange System
Output vs outcome
Valor para negócio: dinheiro, dados, informação, promoção
Valor para cliente/usuário: difícil de medir
Devido a essa dificuldade em medir valor para o usuário, empresas acabam desviando para uma métrica mais fácil de medir: quantidade de features
"The Value Exchange System": figura que mostra a troca de valor entre Customers (influenciados por Community, Technology e Market) e Businesses (age via Process, Strategy, Policies, Individuals, Culture, Incentives, Structure)
p. 27 - Chapter 2. Constraints on the Value Exchange System
Comenta um pouco mais sobre a figura descrita anteriormente
p. 29 - Chapter 3. Projects Versus Products Versus Services
Não confundir os frameworks a seguir (de projetos!) com frameworks de produtos: PRINCE2, Project Management Institue, PMBOK
Produtos são veículos de valor. Entregam valor continuamente para o cliente
Serviços utilizam mão de obra humana para entregar valor
Muitas empresas combinam produtos + serviços
Projeto é um escopo de trabalho bem definido. Normalmente tem um prazo, milestones, e outputs a serem entregues
Projetos são parte essencial de desenvolvimento de produto, mas focar exclusivamente em projetos é danoso
Produto é algo que necessita de tempo pra ser cultivado e crescer. Entregas de features são projetos, mas o produto precisa ser iterado com novos projetos
Product-led organizations: foco em alcançar valor com o produto
p. 31 - Chapter 4. The Product-Led Organization
Alternativas a product-led: orientadas a vendas, visionários ou tecnologia. Essas alternativas podem resultar no "build trap"
Sales-led: vender features e implementar tudo que algum cliente deseja, sem uma estratégia clara
Visionary-led: Apple e Steve Jobs. Quando se perde o visionário, a direção do produto se perde
Technology-led: sempre utilizando a última e mais maneira tecnologia para guiar o produto
p. 34 - Chapter 5. What We Know and What We Don't
Known x Unknown: Facts, Questions, Intuition, Discovery
Product management é o domínio de reconhecimento e investigação dos "known unknowns" e de redução dos "unknown unknowns"
p. 37 - Part II. The Role of the Product Manager
PM é uma carreira; não apenas um papel em um time
Entende o negócio e o cliente para identificar oportunidades de produzir valor
Sintetiza dados de múltiplas fontes e determina a direção que o time deve seguir
PM mantém o time focado no "por que?" de estarem construindo algo
No primeiro trabalho da autora, aprendeu que PM tem o papel de criador e árbitro; conectava os times de desenvolvimento com o negócio, levantando requisitos e traduzindo isso para features. Anos depois, descobriu que PM e UX design não são a mesma disciplina
Hoje, percebe que um bom PM deve fazer o meio de campo com negócio, tecnologia e design e colher o conhecimento coletivo
p. 41 - Chapter 6. Bad Product Manger Archetypes
Não são comuns programas institucionalizados de carreira em PM
O que deve ser ensinado para PMs:
* Documentar requisitos
* Planejar reuniões com desenvolvedores
* Reuniões de atualização
* Coletar solicitações do time de negócio
* Testar a aceitação do trabalho desenvolvido
Para quem aprendeu com Waterfall, o aprendizado costuma ser diferente
Ágil não é bala de prata. No Ágil, é assumido que o time já recebe ideias validadas. Entretanto, em muitas empresas essa função se perde
PMs costumam ser avaliados (erroneamente) pelas especificações bem detalhadas e por cumprir o cronograma
PMs se definem de diversas maneiras diferentes:
* São os que têm a ideia do que construir
* São a voz do cliente
* São o CEO do produto
p. 44 - Arquetipos errados
The Mini-CEO: não é verdade que PMs são mini-CEOs, pois não são gerentes de pessoas no nível do time e não possuem o poder do CEO. Precisam influenciar o time
The Waiter: é o garçom, que obtém com os stakeholders tudo que eles querem, sem objetivos, sem visão, sem tomada de decisão
The Former Project Manager: Product managers não são project managers. Project managers respondem o "quando?". Product managers respondem o "por que?". Muitas empresas ainda confundem os dois papéis. Metodologias ágeis diluíram o papel do project manager no restante do time
p. 48 - Chapter 7. A Great Product Manager
Papel: trabalhar com um time para criar o produto correto que equilibra necessidades do negócio e resolve problemas do usuário
Precisam entender de verdade a visão e o objetivo da organização
Empatia profunda com os usuários
Não é um papel de autoridade direta
PM é responsável pelo "por que?", e o time como um todo é responsável pelo "o que?"
p. 51 - Diferença entre UX design e product management?
Há certa interseção entre as 2 disciplinas (design)
PM é sobre olhar o sistema como um todo - requisitos, features, proposta de valor, UX, modelo de negócio, precificação e integração
Grande erro: contratar um especialista de mercado ou técnico. PMs não são especialistas nessas 2 áreas, e sim em PM. PM deve equilibrar entre todas as disciplinas, conseguir se comunicar com todas as áreas
p. 55 - Foco no "Why?"
Em muitas organizações, PMs não têm a oportunidade de questionar "por que?", e simplesmente recebem features e soluções dos stakeholders ou gerentes
Crítica recorrente de líderes: PMs deveriam assumir mais o papel de "ser dono do produto"
Confusão entre Product Owner vs Product Manager
Product Owner:
* Definir product backlog e criação de user stories prontas para serem trabalhadas pelo time de desenvolvimento
* Refinar e priorizar o trabalho no backlog
* Aceitar as user stories finalizadas e garantir que cumprem os critérios de aceitação
Mas os questionamentos abaixo não ficam atribuídos ao Owner, sendo assim acabam restando para o Product Manager:
* Como determinar valor?
* Como medir o sucesso do produto no mercado?
* Como ter certeza que estamos construíndo a coisa certa?
* Como precificar nosso produto?
* Como trazer nosso produto para o mercado?
* O que vale a pena construir em vez de comprar?
* Como integrar com software de terceiros para entrar em novos mercados?
PO é um papel do scrum; PM é uma carreira
p. 58 - Importância do PM
Frequentemente, organizações não sabem o que o PM faz ou por que são importantes
Organizações dizem que não precisam de PMs, já que o CEO decide tudo
Acredita que SAFe (Scaled Agile Framework) tem o ponto fraco quanto a liderar POs. POs são internos, e PMs trazem os requisitos para os POs
Nunca viu o SAFe funcionar bem
p. 60 - Discovery Mode
Se você entregar a um PM um backlog grande (do Scrum, por exemplo) para gerenciar ao mesmo tempo em que está em Discovery Mode (modo de descoberta), haverá um conflito entre fluir trabalho para os desenvolvedores e validar que o trabalho está na direção correta. Nenhum dos dois acaba bem
p. 60 - Chapter 8. The Product Manager Career Path
Tactical work: foco na construção de features de curto prazo; atividades diárias
Strategic work: posicionar o produto e a organização no mercado e obter resultados
Operational work: juntar a estratégia com o trabalho tático
Carreira típica:
1) Associate product manager (algumas empresas podem chamar de Product owner)
2) Product manager
3) Senior product manager
4) Director of product
5) VP of product
6) Chief product officer (CPO)
Associate product Manager: posição de entrada; necessário parear com seniores
Product Manager: foco no curto-prazo (trimestre); faz parte de um time maior de produto
Senior Product Manager: mesmas responsabilidades anteriores, mas com um escopo maior, ou produto mais complexo. É a posição mais alta da carreira que não gerencia pessoas. Papel similar ao do Arquiteto de desenvolvimento
Director of Product: encontrado em empresas maiores, quando muitas pessoas reportam para o Head of Product; promove alinhamento estratégico e eficiência operacional; foco no médio-prazo (1 ano)
VP of Product: em empresas menores há um único, já que há 1 único produto. Para sucesso, precisa ser uma pessoa fundamentalmente mais estratégica, que contrata pessoas para assumir o lado tático e operacional
Chief Product Officer: posição relativamente nova; supervisiona todos os produtos da organização; posição útil a partir da criação do 2º produto da organização